Que tal beber um copo d’água enquanto lê este texto? Essa é a bebida favorita dos seus rins.
Aliás, quem já ouviu alguma dica sobre diminuir a quantidade de sal na comida e beber mais água? Elas têm tudo a ver com a saúde dos seus rins.
Esses órgãos com formato de feijão localizados na parte posterior do abdome são responsáveis por funções indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.
Para manter o corpo livre de toxinas, os rins precisam de alguns cuidados, ou de algumas mudanças de hábitos.
Os rins são considerados multifuncionais por desempenharem diferentes papéis para o bom funcionamento do organismo. São conhecidos principalmente por filtrar o sangue e eliminar toxinas, como a ureia, o ácido úrico e outras substâncias que, em concentrações elevadas, podem ser nocivas para o corpo.
Uma função pouco conhecida é a produção de hormônios capazes de evitar a anemia, assim como a capacidade de secretar vitamina D, contribuindo para a saúde óssea. Os rins ainda regulam a pressão arterial e mantêm o sal e a água do organismo em equilíbrio.
Existem diferentes doenças que podem afetar os rins, desde infecções até tumores, mas uma bastante comum entre os brasileiros é a doença renal crônica. Neste caso, os rins perdem sua capacidade de filtrar toxinas, ocasionando outras complicações para o organismo. As doenças renais são causadas principalmente pela falta de hábitos saudáveis e predisposições por diabetes e pressão alta.
Entre outros motivos, os cálculos renais, ou pedras nos rins, ocorrem quando, por falta de hidratação e alimentação com excesso de sódio, algumas substâncias bloqueiam as vias urinárias. Além da dor intensa, a doença impede a saída de urina e muitas vezes precisa de intervenção cirúrgica.
Ao sentir dor ao urinar ou notar uma coloração diferente na urina, procure um médico.
O que o exame de creatinina diz sobre a saúde dos rins? Primeiro, é importante saber que a creatinina é a substância formada no processo de quebra da creatina, o composto que fornece energia para os músculos. Em órgãos saudáveis, a creatinina é filtrada pelos rins e eliminada pela urina. Portanto, ao observar aumento nas taxas da substância no sangue, é possível avaliar o estado da saúde renal. Quanto maior o nível de creatinina, maior a chance de presença de doença renal.
Para evitar o surgimento de doenças renais, é preciso avaliar alguns hábitos. Veja o que é possível fazer para manter seus rins saudáveis:
Manter os exames em dia e aferir a pressão regularmente
Não exagerar no consumo de sal e alimentos ultraprocessados
Praticar atividade física e evitar o tabagismo
Água, muita água!
Se você ainda não entrou para o grupo que sempre tem uma garrafinha de água por perto, que tal começar agora? Seus rins agradecem.
Este artigo foi publicado no Portal de Saúde - Unimed Brasil.
Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil
Fontes: Einstein 1 e 2 | SBN 1, 2 e 3 | Saúde.SP
Comments