O primeiro dentinho do bebê costuma nascer entre o sexto e o décimo mês de vida. Mas o cuidado com a saúde bucal infantil começa bem antes, no pré-natal. Você sabia?
Durante a gestação, pais e mães já podem se preparar para a missão de cultivar o sorriso da criança com hábitos saudáveis.
Antes de nascer
Os dentes de leite começam a se formar a partir da sexta semana de gestação até o quinto mês, aproximadamente. Problemas de saúde, falhas nutricionais e até maus hábitos de higiene podem levar a malformações no feto e nos dentes do bebê.
O pré-natal odontológico também é um ótimo momento para a pai e mãe começarem a se informar sobre os cuidados que serão necessários logo mais.
Cuidando do sorriso banguela
Não é necessário higienizar a boca do recém-nascido que mama no peito. Mas é interessante introduzir o hábito na rotina para que ele se acostume. Para isso, use uma gaze ou dedeira limpa e passe delicadamente nas gengivas uma vez ao dia.
Nessa fase, o principal cuidado é priorizar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, e depois alternar com outros alimentos até por volta dos 2 anos de idade. O movimento de sucção do seio fortalece a musculatura orofacial e não pode ser reproduzido por chupetas e mamadeiras.
Vale lembrar: dentistas recomendam não dar açúcar e alimentos ultraprocessados às crianças até os 2 anos. Além de provocarem cáries, o consumo está relacionado à obesidade infantil.
Primeiros dentinhos
Os primeiros dentes costumam nascer entre os 6 e 10 meses de idade. Quando os dentinhos surgem, é comum ter febre, irritação, diarreia e aumento da salivação. Não precisa se preocupar. Por volta dos 3 anos a dentição está completa.
Para aliviar o desconforto, você pode fazer massagens delicadas na região com os dedos, dar mordedores, alimentos gelados.
Escovação e fio dental
A partir da erupção dos dentinhos, a escovação passa a fazer parte da rotina, duas vezes por dia. Quando dois dentinhos se encontram, é hora de introduzir o fio dental.
Como escovar dentes de bebes:
A higienização deve ser realizada com a criança em pé ou sentada no colo, com a cabeça apoiada no peito, no braço ou na perna do adulto. Como ficar mais confortável para vocês. Uma mão afasta a bochecha e a outra escova
Utilize uma escova macia e pasta com 1.000 a 1.500 ppm de flúor Escove sem fazer força
Coloque uma quantidade de pasta equivalente a meio grão de arroz e limpe todos os lados do dentinho. Quando a criança aprende a cuspir, a quantidade de pasta pode aumentar para o equivalente a um grão de ervilha
Dica: conte até oito enquanto escova todas as faces de cada grupo de dente. Musiquinhas ou historinhas também podem ajudar a deixar o momento mais descontraído.
Como passar o fio dental em crianças pequenas
Tire em torno de 30 centímetros do fio dental e enrole nos dedos
Passe com cuidado no dente da criança, com atenção para não machucar a gengiva
Curve o fio ao redor de cada dente, fazendo um formato de “C”, com um movimento de vai e vem.
Importante:
Até a criança desenvolver coordenação motora, cabe aos pais a responsabilidade pela sua higiene bucal. Mesmo quando capazes, a supervisão ou complementação dos adultos é essencial, garantindo uma escovação eficaz desde a infância até a adolescência, promovendo uma saúde oral duradoura.
Primeira visita ao dentista
A erupção dos dentinhos é também o momento de marcar a primeira consulta ao odontopediatra para começar as consultas de acompanhamento. Não precisa ter medo! As consultas precoces permitem monitorar eventuais problemas desde o início e também ajuda a criança a se acostumar com o ambiente.
Por mais que não sejam a dentição definitiva, os dentes de leite precisam resistir com saúde por alguns anos. Eles são importantes porque criam o espaço na boca da criança para o desenvolvimento dos permanentes, contribuem para o crescimento da boca/face e ajudam na fala e mastigação.
Manchinha do dente de leite: será que é cárie? O que fazer
A cárie precoce, chamada popularmente de cárie de mamadeira precisa ser tratada desde o início. Fique de olho: ela normalmente começa como uma mancha branca, perto da gengiva, que pode ir escurecendo. Apesar de indolor, requer uma avaliação do dentista
Este artigo foi publicado no Portal de Saúde - Unimed Brasil.
Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil
Fontes: Ministério da Saúde | USP | SBP
Comments