top of page

Quiz Doação de sangue: a vida corre em suas veias


Se fosse uma pessoa, o sangue seria daquelas que não medem esforços para ajudar o próximo. Afinal, ele corre o tempo inteiro para manter vivos todos os outros órgãos e tecidos do corpo. Se fosse uma invenção científica, espantaria a todos por tudo o que é capaz de fazer.

Felizmente, o sangue é produzido naturalmente pelo nosso próprio corpo. É seu espírito solidário que corre ininterruptamente em nossas artérias e veias e que pode inspirar mais pessoas a fazer o bem e compartilhar mais vida.


O sangue é um tecido vivo, formado por uma parte líquida, o plasma, que é composto por água, sais e vitaminas, e por uma parte sólida, que são as células sanguíneas propriamente ditas: hemácias, leucócitos e plaquetas. É essa mistura, que nos adultos chega a aproximadamente 5 litros, a responsável por fazer a vida acontecer no nosso organismo.


Milhares de vezes ao dia, o sangue percorre o corpo inteiro através de vasos e artérias para abastecer todos os outros tecidos, músculos e órgãos com oxigênio e nutrientes. No caminho de volta, ele carrega resíduos e dióxido de carbono (CO2) pelas veias. No pulmão, troca o CO2 por mais oxigênio e então volta ao coração, onde recebe um novo impulso para recomeçar essa jornada incessante.



Essa função principal de “abastecer” e “limpar” o organismo é realizada pelo plasma e pelas hemácias (os glóbulos vermelhos do sangue). Mas, além disso, o sangue tem outras funções vitais realizadas pelas demais células sanguíneas.


Os leucócitos (glóbulos brancos) estão sempre atentos para defender o organismo em caso de invasão de elementos estranhos a ele, como vírus e bactérias. Já as plaquetas são responsáveis por coagular o sangue e estancar eventuais sangramentos.


Onde o sangue se forma?


As células sanguíneas são produzidas na medula óssea, que é uma parte gelatinosa presente nos ossos, como vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, ossos longos como o fêmur também são capazes de produzir sangue.


A produção começa a partir de uma célula-tronco, que se divide e se transforma num dos três grupos (hemácias, leucócitos e plaquetas). Quando estão maduras, elas adentram a rede de vasos sanguíneos e substituem as células que já cumpriram seu ciclo de vida.

E sabe o que é mais incrível?

A vida que corre em nossas veias pode ser compartilhada com outras pessoas e salvar vidas além da nossa!


Aliás, a cada doação, estima-se que até 4 vidas podem ser salvas!

Apesar de tantas campanhas para a doação de sangue, muitas pessoas deixam de doar por causa da desinformação causada pela propagação de mitos a respeito do processo.


Confira a lista de hemocentros do Brasil ou descubra, via ferramenta do Facebook, o hemocentro mais próximo de você.

Tem dúvidas sobre prazos e impedimentos temporários para realizar a doação de sangue? Acesse nossa cartilha.



Este artigo foi publicado no Portal de Saúde - Unimed Brasil.

Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Fontes: Pró-Sangue | Pró-Sangue | Hemoninas

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page