top of page

Quinoa: saiba o que é, seus benefícios e como consumir



A quinoa é um alimento originário na região da Cordilheira dos Andes e é cultivada há mais de 5 mil anos, principalmente no Peru, Chile, Bolívia e Argentina. Nesses países, ela tem um apelido peculiar: “cereal dos deuses”, por causa de seu alto valor nutricional.


No Brasil, ela ainda é pouco conhecida, mas está ganhando, aos poucos, um espaço no prato das pessoas.


O que é a quinoa?


A quinoa é classificada como um pseudocereal, porque, apesar de ter algumas características nutricionais similares às dos cereais, não pertence à mesma família botânica. Enquanto os cereais são do grupo gramínea, a quinoa é uma semente do grupo amaranthaceae e pode se apresentar nas cores branca, preta ou vermelha.


Esse “falso cereal” é objeto de diversos estudos e considerado um dos alimentos mais balanceados e completos: é rico em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Benefícios da quinoa

A quinoa tem ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres e a prevenir doenças como câncer, doenças inflamatórias e alergias. Por causa das gorduras ômega 3 e ômega 6, pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, o poder das suas vitaminas (A e E) também são importantes para o sistema imunológico, fortalecendo a defesa do corpo contra outras doenças.


Por causa das fibras, a quinoa também ajuda na saúde intestinal. Mas vale lembrar que o consumo de fibras deve ser acompanhado de uma boa ingestão diária de água.

A quinoa não contém glúten. Assim, é um alimento que pode fazer parte da dieta de pessoas com doença celíaca. O pseudocereal também pode ser benéfico para quem tem diabetes, visto que possui baixo índice glicêmico. Ele estimula a mastigação, aumenta a sensação de saciedade e diminui o esvaziamento gástrico, vantagens interessantes para quem precisa perder peso.


Como cozinhar este superalimento?


A lista de benefícios ainda não acabou: o processo de cozimento da quinoa é bem fácil, semelhante ao do arroz. Inclusive, que tal substituí-lo em algumas refeições?

Comece lavando-a em água corrente, com o auxílio de uma peneira, pois isso retira as saponinas, substâncias que ficam na camada externa do grão e dão um sabor amargo. O cozimento leva, geralmente, entre 15 e 20 minutos para que a quinoa fique cozida ao ponto. Para dar mais sabor ao prato, vale refogar com alho e cebola antes de colocar a água ou mesmo depois do cozimento.


Basta adicionar duas xícaras de água para cada xícara de quinoa. É bom não exceder a quantidade de água para que não vire uma “papa” e também para aproveitar melhor seus nutrientes. Depois de cozida, mexa devagar para soltar os grãos. Tempere com sal a gosto.

Ela também pode ser consumida em flocos ou em farinha, ou seja, é um alimento que você pode comer no café da manhã, no almoço ou no jantar. Vale usar em sopas, saladas, mingaus, panquecas, com frutas… são muitas possibilidades. A quinoa em farinha pode, por exemplo, ser substituta da farinha de trigo em receitas de bolos e biscoitos.


Este artigo foi publicado no Portal de Saúde - Unimed Brasil.

Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Fontes: Tabela Taco | ABM | Artigo: Perfil Nutricional da quinoa | Nutritotal

114 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page