O fim do ano está chegando e, com ele, as festas que a gente adora! Família reunida, amigos e comidas gostosas já fazem parte da tradição. Mas como fazer uma boa ceia no final do ano com escolhas saudáveis de alimentos? Trouxemos dicas e sugestões para uma ceia mais leve e nutritiva.
Se você quer aproveitar as festas de fim de ano sem deixar de lado o cuidado com a saúde, fique tranquilo! A sugestão é apostar em ingredientes mais leves e nutritivos na hora de montar pratos tradicionais.
Carne Peru, frango, carne de porco: a carne assada é um clássico. Nossa sugestão é preparar as opções menos gordurosas, as chamadas “carnes magras”. Nesse caso, o peru é a mais leve entre as opções. Peixes também são opções bem brasileiras e saborosas!
Temperos Para todas as preparações, principalmente para as carnes, a dica é temperar com ervas naturais, evitando os temperos industrializados e dar preferência ao azeite, reduzindo o uso do óleo. Deve-se atentar, também, para o uso exagerado de sal e açúcares.
Arroz Que tal trocar o tradicional arroz branco pelo arroz integral? Com alto teor de fibras, ele gera a sensação de saciedade, evitando exageros. Uma versão à jardineira, com legumes, deixa o prato ainda mais saboroso e nutritivo!
Farofa A parte mais brasileira da ceia! Nesse prato, há várias substituições possíveis para garantir uma versão mais saudável. Em lugar da farofa industrializada, a dica é fazer em casa. A farofa de bacon pode ser substituída por uma farofa com legumes e a farinha de mandioca torrada pode ser trocada por aveia. Confira esta receita de farofa!.
Sobremesa
Você não precisa abrir mão das sobremesas para se manter saudável! A dica é substituir ingredientes e dar chance para novos sabores. Por exemplo: ao invés da mousse de chocolate, que tal uma mousse de cacau? Uma salada de frutas ou uma cesta com frutas secas, como damascos, são boas pedidas!
Oleaginosas As castanhas, como as nozes, a castanha-do-pará, a amêndoa e a castanha-de-caju, fazem parte dos pratos clássicos das festas de fim de ano. Elas são opções saudáveis e ricas em fibras, vitaminas e óleos concentrados que são aliados da saúde do coração. O único cuidado é evitar o exagero, elas podem ser bastante calóricas!
Além das substituições de ingredientes, alguns hábitos também nos ajudam a não exagerar na comida. Confira nossas cinco dicas!
Comece pelas saladas
As saladas das ceias costumam ser bem gostosas e com ingredientes diferenciados. Iniciar pelos pratos mais leves, especialmente salada de folhas, facilita a sensação de saciedade sem que a gente precise exagerar.
Evite o exagero do álcool
Não é só nas comidas que a gente acaba exagerando. As bebidas alcoólicas também estão presentes nas festas e o problema não é beber, mas exagerar. Uma ou duas taças, no máximo, é a recomendação.
Respeite a saciedade do seu corpo
Com tanta comida boa, nosso primeiro impulso é comer muito de tudo, até que acabamos nos sentindo estufados. Lembre-se de que não há necessidade para exagero. Coma um pouco de tudo o que gosta e aprenda a ouvir quando o seu corpo já estiver satisfeito.
Faça como no resto do ano
A festa é diferente, mas as orientações para a saúde são as mesmas. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, elas são: preferir alimentos in natura (como os legumes); evitar os processados e ultraprocessados (como o tender e os sorvetes); usar óleos, gorduras, sais e açúcares em pequenas quantidades.
Beba bastante água
Principalmente quando há consumo de bebidas alcoólicas, beber água tem um papel importante para manter a hidratação do corpo.
Este artigo foi publicado no Portal de Saúde - Unimed Brasil.
Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil
Fonte: SPDM, Panelinha, Embrapa, USP, Blog Saúde (Ministério da Saúde), Unimed
Comments